"Afirmo que a Verdade é uma terra sem caminho. O homem não pode atingi-la por intermédio de nenhuma organização, de nenhum credo (…) Tem de encontrá-la através do espelho do relacionamento, através da compreensão dos conteúdos da sua própria mente, através da observação. (…)".
Jiddu Krishnamurti (1895-1986)
TEXTO
ENTRE O MITO DO “BOM SELVAGEM” E O PROCESSO DA “EDUCAÇÃO RACIONAL, NA INTERLIGAÇÃO DO CURRÍCULO COM AS FINALIDADES EDUCATIVAS
Autor: Lino Moreira da Silva
Texto apresentado no II Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares, realizado no Rio de Janeiro em agosto de 2004 e constante do livro “Currículo, Cotidiano e Tecnologias”, Junqueira&Marin Editores, 2006.
O autor suscita algumas reflexões a partir da obra de Jiddu Krishnamurti: “Educar o educador: abandonar o idealismo no ensino”, buscando equacionar a relevância efetiva da educação segundo os pressupostos contemporâneos.
Enquanto direito de todos, e mesmo com todos os seus problemas a educação encontra-se institucionalizada no mundo todo. Todavia muitos dos problemas da humanidade ainda persistem e até se agravam (delinquência, criminalidade e terrorismo), o que leva ao questionamento de que a existência da educação é supérflua ou encontra-se mal direcionada, visto que por ela passa muito do que é determinante para a conduta humana. Neste cenário, a escolarização simples faz supor uma orientação integrada para os valores, quais sejam: os do humanismo e do humanitarismo, todos os demais deverão a estes subordinar-se.
Ao tomar como referência o texto de Krishnamurti, o autor propõe-se a analisar a atualidade do seu pensamento, considerando a construção de uma orientação educativa equilibrada com o mito do “bom selvagem” com o processo da “educação racional”.
O texto de Krishnamurti foi escrito em 1948, no contexto de um tempo de profundas angústias e incertezas do porvir. A educação neste escrito tem como tônica os seguintes questionamentos: para que serve a educação? (já que não conseguiu evitar duas grandes guerras); em que moldes a educação deve ser institucionalizada para se tornar eficaz; como fazer incidir os efeitos da educação na pessoa dos educadores; como combater a ineficácia da educação.
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ResponderExcluirPenso que um pouco mais de detalhamento teria produzido um entendimento maior do leitor acerca do texto de referência.
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