" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha".
Cecília Meireles

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Só para provocar....

Alguns questionamentos resultantes da leitura do texto:

1) Tomando como base o rumo tomado pelo humanidade, a educação é, em grande parte supérflua ou mal direcionada?

2) A boa educação não continua direcionada aos grupos elitizados?

3) As propostas contemporâneas não estão a sobrepor o currículo oculto sobre as demais áreas do conhecimento, como se isso bastasse no processo educativo?

4) Os valores estão subordinados a que ideais?

5) A educação agrega exatamente quais vantagens para o mundo evoluir?

6) O perfil profissional estreito e intolerante que encara o ato de ensinar como “ganha pão” é tendência da maioria? Poderia ser diferente?

7) Qual a dimensão de se promover “inteligência de educar”?

8) Há evidências de que o resultado da sociedade é fruto da educação praticada?

9) A sociedade não dá mostras de ter melhorado?

10) Quem ou o que levará os professores atuantes e em formação a recorrem a uma maior reflexão capaz de promover mudanças significativas?

11) A proposta de um novo currículo considerando as áreas imprescindíveis para a formação docente encontra viabilidade para o seu desenvolvimento considerando as atuais políticas públicas e o interesse dos governos?

12) Ao considerar tantas opções no currículo oculto a educação não se torna muito paternalista?

13) É possível a educação intervir seguramente em questões do tipo quando se descobre que uma criança possui tendências desviantes graves? Como acompanha-la no decorrer da vida escolar considerando a troca de professoras nas séries?

14) Como conquistar “sucesso educativo”?

15) É profissional “alimentar ilusões”?

16) Afirma o autor que compete aos professores: “promover a educação, motivando, simplificando, interessando, despertando curiosidade intelectual, promovendo valores, procurando vias de compreensão e transparência com os alunos”. Onde ele adquiriu tais competências?

17) O processo de evolução econômica comanda a educação?

18) As finalidades educativas e a dimensão curricular estão em consonância?



3 comentários:

  1. Lourdes, seus questionamentos são bem pertinentes, me fizeram refletir bastante.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a formulação desses questionamentos...alguns com respostas óbvias e outros que podem ser ponto de partida para boas pesquisas. E há questões de angústia de quem está e vive a educação e, por isso, acredita em suas possibilidades. Que as respostas venham, sejam construídas e que sejam uma forma de continuarmos a pensar no papel que nos cabe nesse cenário. E que outras perguntas surjam...

    ResponderExcluir
  3. Live Dealer Casino | Online Gambling
    Live 올레 벳 Dealer Casinos · Gila River Casino Resort · 승인전화없는 토토 꽁머니 Grand Falls Casino 잭팟 시티 & Hotel · Payson 사설 토토 사이트 Casino Resort · Hollywood Casino at Charles Town Races 시스템 배팅 · Sugarhouse Casino Resort

    ResponderExcluir