" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha".
Cecília Meireles

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A AÇÃO DOS PROFESSORES NOS CASOS DE TDAH

A palestra da Dra Rosana rendeu bons aprendizados. Entendi que:

Principalmente, em razão da evolução social, econômica e cultural das sociedades a escola vem, gradativamente, redefinindo seu papel enquanto instituição formadora, criando novos serviços e consequentemente, agregando novos profissionais ao processo educativo.
Enquanto nela permanece, o aluno recebe influências determinantes no seu processo de desenvolvimento. Embora outras instituições, como a família e a comunidade, por exemplo, sejam igualmente importantes na formação dos jovens, a escola assumiu para si, a responsabilidade pelo seu desenvolvimento integral, considerando seus múltiplos aspectos.
            Como o aluno passa na escola um período considerável de horas, é inevitável que ela esteja mais bem aparelhada para exercer sua multiplicidade de funções.
          Os problemas que se evidenciam na escola são complexos e variados, contudo, sempre convergem para um mesmo ponto, qual seja, o comprometimento do ensino e da aprendizagem, o que faz gerar altos índices de repetência e evasão.
            Por sua vez, as razões dos fracassos são também numerosas e diversificadas, o que faz compreender que a educação não pode se esgotar somente na relação professor-aluno, qual seja, no espaço restrito da sala de aula.
            Sob este aspecto, importa reconhecer a importância de todos os profissionais, sejam eles técnicos, docentes ou gestores, que compartilham o desafio de integralizar o educando para o seu desenvolvimento integral, enquanto pertencente à instituição escola.
         O ato de educar com ações interventivas, é visto atualmente, como fundamental para melhoria dos padrões educacionais e capaz de responder às demandas do desenvolvimento individual do aluno. Considerando o aspecto técnico e pedagógico desta abrangente função, cumpre verificar o papel do educador no processo de identificação e manejo dos alunos com TDAH de forma a proporcionar o seu bem-estar na escola e principalmente otimizar o seu aproveitamento escolar.
            Há necessidade de se explicar que uma criança desatenta nem sempre é hiperativa, e por sua vez, a disfunção causa grandes impactos na vida familiar, escolar e social do aluno.

            No exercício das suas funções, sabe-se que o professor deve apoiar e orientar todos os alunos. Pela natureza e complexidade do TDAH, necessário se torna identificar e encaminhar os casos para tratamento especializado, de modo a intervir satisfatoriamente no progresso escolar desses alunos, além de tornar mais fácil e bem sucedido o trabalho de toda a equipe escolar.

Um comentário:

  1. Como foi preciosa a palestra de Rosana....E educar é isso. Compartilhar o que se sabe. Seu texto demonstra o seu processo de apropriação de tudo que foi dito. Muito bom!!!!

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