Principalmente,
em razão da evolução social, econômica e cultural das sociedades a escola vem,
gradativamente, redefinindo seu papel enquanto instituição formadora, criando
novos serviços e consequentemente, agregando novos profissionais ao processo
educativo.
Enquanto
nela permanece, o aluno recebe influências determinantes no seu processo de
desenvolvimento. Embora outras instituições, como a família e a comunidade, por
exemplo, sejam igualmente importantes na formação dos jovens, a escola assumiu
para si, a responsabilidade pelo seu desenvolvimento integral, considerando seus
múltiplos aspectos.
Como o aluno passa na escola um período
considerável de horas, é inevitável que ela esteja mais bem aparelhada para
exercer sua multiplicidade de funções.
Os problemas que se evidenciam na
escola são complexos e variados, contudo, sempre convergem para um mesmo ponto,
qual seja, o comprometimento do ensino e da aprendizagem, o que faz gerar altos
índices de repetência e evasão.
Por sua vez, as razões dos fracassos
são também numerosas e diversificadas, o que faz compreender que a educação não
pode se esgotar somente na relação professor-aluno, qual seja, no espaço
restrito da sala de aula.
Sob este aspecto, importa reconhecer
a importância de todos os profissionais, sejam eles técnicos, docentes ou
gestores, que compartilham o desafio de integralizar o educando para o seu desenvolvimento
integral, enquanto pertencente à instituição escola.
O ato de educar com ações interventivas, é visto atualmente, como fundamental para melhoria dos padrões educacionais e capaz de
responder às demandas do desenvolvimento individual do aluno. Considerando o
aspecto técnico e pedagógico desta abrangente função, cumpre verificar o papel do educador no processo de identificação e manejo dos alunos com
TDAH de forma a proporcionar o seu bem-estar na escola e principalmente
otimizar o seu aproveitamento escolar.
Há necessidade de se explicar que
uma criança desatenta nem sempre é hiperativa, e por sua vez, a disfunção causa
grandes impactos na vida familiar, escolar e social do aluno.
No exercício das suas funções, sabe-se
que o professor deve apoiar e orientar todos os alunos. Pela
natureza e complexidade do TDAH, necessário se torna identificar e encaminhar
os casos para tratamento especializado, de modo a intervir satisfatoriamente no
progresso escolar desses alunos, além de tornar mais fácil e bem sucedido o
trabalho de toda a equipe escolar.
Como foi preciosa a palestra de Rosana....E educar é isso. Compartilhar o que se sabe. Seu texto demonstra o seu processo de apropriação de tudo que foi dito. Muito bom!!!!
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