" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha".
Cecília Meireles

domingo, 19 de maio de 2013

FICHAMENTO - Pensamento e política curricular: entrevista com William Pinar

Tipo:
Entrevista
Assunto / Tema:
Teoria do Currículo
Referência:
LOPES, Alice C; MACEDO, Elizabeth. Pensamento e política curricular: entrevista com William Pinar. In: Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo, Cortez, 2006.
Resumo:
Alice Casimiro Lopes, e Elizabeth Macedo, professoras e pesquisadoras na área de currículo da UFRJ, são organizadoras da entrevista com William Pinar, professor e pesquisador em currículo da University of British Columbia (UBC), no Canadá. O especialista em currículo dirige o Centre for the Study of the Internationalization of Curriculum Studies, na mesma instituição.
Na entrevista, Pinar relata o quanto estudar a história do currículo ajuda a perceber a história vivida pela humanidade que está sempre permeando o presente. Dentro da lógica da vivência passada é sempre necessário pesquisar as dimensões do currículo em sua complexidade, bem como as biografias dos profissionais que estão envolvidos na sua execução para que seja possível compreender as relações que se apresentam.
A entrevista com Pinar apresenta questões provocativas que levam o pesquisador a dizer sobre o processo de de elaboração das formas curriculares, trazendo para a pauta de discussão a dispersão cultural presente nas políticas educativas atuais, que têm demonstrado uma nova forma de "identidades políticas" que, mesmo vinculadas a um aparelho de Estado autoritário e ao mercado, como suas intensas medidas de (re)centralização, têm buscado responder aos propósitos específicos e locais.
Entre outras questões, a entrevista também revela os pensamentos do autor em relação às questões de gênero, de multiculturalismo e de ação ecológica, assim como as relações entre currículo, indivíduo, sociedade e história.
Citações:
[...] eu devo pensar que o estudo das teorias brasileiras de currículo é muito importante para estudantes de educação do Brasil. (p. 13).

[...] estudar teoria de currículo, é importante na medida em que oferece aos professores de escolas públicas, a compreensão dos diversos mundos em que habitamos e, especialmente a retórica política que cerca as propostas educacionais e os conteúdos curriculares. (p. 14).

Os professores de escolas (norte americanas) têm dificuldades em resistir a modismos educacionais passageiros, porque, em parte não lembram das teorias e da história do currículo, porque muito frequentemente não as estudaram. (p. 14).

 [...] Os estudos do currículo são, atualmente, o único ponto de interdisciplinaridade em ambiente escolar e de ensino, ... (p. 25).

 [...] a teoria do currículo é um campo complexo de pesquisa acadêmica dentro do amplo campo da educação, que busca entender o currículo por meio das disciplinas acadêmicas. (p. 26).

 [...] a teoria do currículo tem como objetivo a compreensão global das implicações educacionais do currículo, principalmente, temas interdisciplinares, tais como gênero, multiculturalismo ou crise ecológica, assim como as relações entre currículo, indivíduo, sociedade e história. (p. 26).

 [...] não se pode compreender as complexas relações entre subjetividade e aprendizagem, ensino e currículo sem uma séria e fundamentada atenção à teoria psicanalítica.(p. 30).

 [...] a teoria do currículo é, então, descobrir e articular, para si mesma e para os outros, o significado educacional das disciplinas escolares, num momento histórico em constante transformação.(p. 31).

Considerações da pesquisadora:
A entrevista com Pinar é bastante oportuna para a compreensão de que os estudos sobre currículo e sua aparente inconsistência de resposta não é uma questão que aflige apenas o contexto cultural brasileiro, mas pelo contrário, o Brasil tem sido campo de estudo em outros países, também no tocante à área educacional.
É também evidente o quanto as questões culturais, políticas e históricas são importantes e estão intrínsecas para a execução das práticas curriculares, fato este que traduz a compreensão que as propostas sempre trazem precedentes. O entrevistado focaliza este fato em diversas passagens históricas dos Estados Unidos o que nos remete a uma releitura para o caso brasileiro.

Indicação da obra:
Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo, Cortez, 2006.

Um comentário:

  1. A consideração final, sobre os diversos elementos que subjazem uma proposta curricular traduz bem o sentido da entrevista.

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