Entrevista
Assunto / Tema:
Teoria do Currículo
Referência:
LOPES, Alice C; MACEDO, Elizabeth. Pensamento e política curricular: entrevista com William Pinar. In:
Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo, Cortez, 2006.
Resumo:
Alice Casimiro Lopes, e Elizabeth
Macedo, professoras e pesquisadoras na área de currículo da UFRJ, são organizadoras
da entrevista com William Pinar, professor e pesquisador em currículo da
University of British Columbia (UBC), no Canadá. O especialista em currículo dirige
o Centre for the Study of the Internationalization of Curriculum Studies, na
mesma instituição.
Na entrevista, Pinar relata o
quanto estudar a história do currículo ajuda a perceber a história vivida pela
humanidade que está sempre permeando o presente. Dentro da lógica da vivência
passada é sempre necessário pesquisar as dimensões do currículo em sua
complexidade, bem como as biografias dos profissionais que estão envolvidos na
sua execução para que seja possível compreender as relações que se apresentam.
A entrevista com Pinar apresenta
questões provocativas que levam o pesquisador a dizer sobre o processo de de
elaboração das formas curriculares, trazendo para a pauta de discussão a
dispersão cultural presente nas políticas educativas atuais, que têm
demonstrado uma nova forma de "identidades políticas" que, mesmo
vinculadas a um aparelho de Estado autoritário e ao mercado, como suas intensas
medidas de (re)centralização, têm buscado responder aos propósitos específicos
e locais.
Entre outras questões, a
entrevista também revela os pensamentos do autor em relação às questões de
gênero, de multiculturalismo e de ação ecológica, assim como as relações entre
currículo, indivíduo, sociedade e história.
Citações:
[...] eu devo pensar que o estudo
das teorias brasileiras de currículo é muito importante para estudantes de
educação do Brasil. (p. 13).
[...] estudar teoria de
currículo, é importante na medida em que oferece aos professores de escolas
públicas, a compreensão dos diversos mundos em que habitamos e, especialmente a
retórica política que cerca as propostas educacionais e os conteúdos
curriculares. (p. 14).
Os professores de escolas (norte
americanas) têm dificuldades em resistir a modismos educacionais passageiros,
porque, em parte não lembram das teorias e da história do currículo, porque
muito frequentemente não as estudaram. (p. 14).
Considerações da pesquisadora:
A entrevista com Pinar é bastante
oportuna para a compreensão de que os estudos sobre currículo e sua aparente
inconsistência de resposta não é uma questão que aflige apenas o contexto
cultural brasileiro, mas pelo contrário, o Brasil tem sido campo de estudo em
outros países, também no tocante à área educacional.
É também evidente o quanto as
questões culturais, políticas e históricas são importantes e estão intrínsecas para
a execução das práticas curriculares, fato este que traduz a compreensão que as
propostas sempre trazem precedentes. O entrevistado focaliza este fato em
diversas passagens históricas dos Estados Unidos o que nos remete a uma
releitura para o caso brasileiro.
Indicação da obra:
A consideração final, sobre os diversos elementos que subjazem uma proposta curricular traduz bem o sentido da entrevista.
ResponderExcluir