" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha".
Cecília Meireles

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A ESCOLA DA VIDA : currículo e trabalho


Aprendemos que todo ser vivo passa pelo ciclo vital: nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre. Não necessariamente cumprindo todas as etapas. Há alguns que logo que nascem já morrem. Mas excluindo as peças do destino, esse mágico sistema de vida única se agrega a outros indivíduos que, por coerência da espécie, percorrem a mesma trajetória.

É aí que muitas vezes nos encontramos em uma determinada fase. Na família e na escola a convivência é mais estreita, passamos juntos mais etapas da vida. É, pois necessário que existam regras para conduzir esses percursos. As regras de casa governam determinada família e não podem ser muito destoantes das demais famílias, caso contrário os sujeitos não convivem harmoniosamente entre si. É claro que a harmonia tem que ser objetivada, caso contrário não seremos felizes. Somos então educados para ser felizes. E a felicidade inclui caráter, valores, bem estar, barriga cheia e TRABALHO.

As regras da escola estão no currículo de ontem, no de hoje e no amanhã. Não quero pois questionar as entrelinhas da proposta curricular, mas resguardar a importância desta como regra de convivência que enaltece pontos importantes de uma cultura, em um determinado momento. Dessa forma, não há um currículo bom e um currículo ruim, mas sim aplicações de propostas com maiores chances de sucesso ou fracasso, considerando o seu tempo.

A proposta é curricular não se distancia das regras de casa se comprometer-se com a felicidade dos indivíduos. Certamente é possível ser feliz na trajetória acadêmica, formar-se como um cidadão de bem, conquistar um trabalho digno que estruture o indivíduo para educar a sua família que nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre...

No mais, como diz o poeta, e que seja algum dia um poeta: “LEK, LEK, LEK, LEK...”

Um comentário:

  1. Esse texro foi um resumo ou um comentário? De qualquer forma, questionar as entrelinhas do currículo é um exercício necessário....

    ResponderExcluir