" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha".
Cecília Meireles

sexta-feira, 22 de março de 2013


Mudando concepções ...

A reflexão sobre um determinado tema impõe, necessariamente, uma mudança de concepções sobre este. Mesmo que se instalem discordâncias ou desentendimentos em alguns de seus aspectos é possível avaliar sentidos ainda não valorizados, mas que certamente estão presentes no contexto analisado e se revestem de grande importância. É, pois, natural do ser humano romper ideologias e mudar algumas de suas concepções.

 Diversas teorias têm buscado explicar, normatizar e compor as atividades educacionais que se reúnem sob o que hoje denominamos currículo. Tais correntes de pensamento, norteadoras das políticas educacionais, não se estruturam em um campo específico do conhecimento, visto que abrangem diferentes dimensões no sentido de compreender a organização da atividade escolar considerando, prioritariamente, seus aspectos epistemológicos, históricos, culturais e políticos.

A significância do currículo para além de sua composição em conhecimentos e experiências para a área de formação encontra na práxis pedagógica a forma de modificar atitudes dos diferentes sujeitos para o qual foi estabelecido.

Esta visão, muitas vezes distante da consciência, permite perceber que o acesso humano ao conhecimento não faz das pessoas melhores ou piores, mas sim capazes de modificar sua própria trajetória, rumo ao caminho que elegeram como ideal.

4 comentários:

  1. Adorei seu blog e seu jeito de escrever...

    Abraços,
    Ana Carla.

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  2. As vezes, me pergunto se estou certa nesse rumo que tomei como ideal. Sinto que o dom foi dado: mais que lecionar, educar!
    Mas será que estamos preparados para as mudanças da sociedade?
    Como podemos dar significância ao que ensinamos?
    Espero que possamos discutir juntas sobre essas e outras indagações...

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  3. A desideologização do currículo faz-se necessária exatamente para tornar acessível esse currículo de vitrine.Sua construção textual ficou bem interessante e instiga o pensar a educação. Mas que não seja ás 7 da manhã!

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  4. Pollyanna, Pense um pouco, falamos em mudanças na sociedade como se estivéssemos a parte dela...E mais, quer dar significo ao que você ensina ou quer que o aluno dê significado ao que aprende? Pensemos...

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